Neste sábado (21), a Fundação Cultural e o Sesc trazem para Rio do Sul o espetáculo “A descoberta das Américas”, que rendeu o Prêmio Shell de Melhor Ator para Julio Adrião. A apresentação será às 20h, no Espaço Alternativo. A entrada é gratuita.
Com mais de 500 apresentações em 22 estados brasileiros, além de Cabo Verde, Portugal e Angola, a montagem já atraiu um público de aproximadamente 300 mil pessoas.
O espetáculo relata a história de Johan Padan, personagem que narra todos os fatos pelo quais passou quando embarcou em uma caravela de Cristovão Colombo, no ano de 1942. Rústico e malandro, Johan sobrevive contando vantagens e, fugindo da Inquisição, embarca em Servilha em uma das caravelas do navegador italiano. Ao chegar às Américas, Padan sobrevive a um naufrágio e passa por inúmeros problemas no “Novo Mundo”. Ele acaba se salvando da perseguição da Igreja Católica graças a sua malandragem e a uma boa dose de sorte. Venerado como Filho da Lua, ele treina e guia os índios num exército de libertação que caça os invasores espanhóis, tornando-se um herói.
Julio Adrião dá vida a todos os personagens – índios, espanhóis, cavalos, galinhas, peixinhos, Jesus e Maria Madalena – sempre no mesmo cenário vazio e sem trocas de figurino. O ator se vale de gestos que identificam cada personagem para contar sua história.
Para o superintendente da Fundação Cultural Willian Sieverdt, que já assistiu à peça, mais impressionante que a história, que conta um pouco da colonização das Américas é a performance do ator. “É um único ator em cena, sem cenário e o único recurso que ele utiliza é seu próprio talento, por isso Julio Adrião é considerado um dos melhores atores do país. Convido a todos para assistirem, pois é imperdível”, finalizou.
Sinopse:
A peça conta a história de um “Zé ninguém” chamado Johan Padan. Rústico, malandro e fanfarrão ele se vira contando vantagens, sempre em fuga da fogueira da Inquisição, e embarca em Sevilha numa das Caravelas de Cristóvão Colombo. No Novo Mundo, o nosso herói sobrevive a um naufrágio, testemunha a matança, aprende a língua dos nativos, é preso, escravizado e quase engolido pelos índios antropófagos. Safa-se fazendo “milagres” com alguma técnica e uma boa dose de sorte. Venerado como Filho da Lua, ele treina e guia os índios num exército de libertação que acaba caçando os espanhóis invasores.
Julio Adrião
Julio Adrião, 1960, é carioca, ator, produtor e diretor teatral. Dirigiu o espetáculo de circo-teatro “Roda saia”, gira vida do Teatro de Anônimo – Prêmio Mambembe de melhor espetáculo 1995 – e a Ópera cômica “O elixir de amor”, de Donizetti, na escola de música da UFRJ. Participou da mini-série “Amazônia”, da Rede Globo (2007), do filme “Verônica”, de Maurício Farias (2008), do longa “Sudoeste”, com direção de Eduardo Nunes (2009). Foi convidado pela Nat Geo – (Inglaterra) para o papel do traficante John, na série “Locked up abroad – Brazil” (Férias na prisão). Em 2010, foi o Governador Gelino, em “Tropa de Elite 2” e o Dr. Guido, em “A quente, a frio”, de Juliana Reis.
Serviço
A Descoberta das Américas
Data: 21 de setembro
Horário: 20h
Local: Espaço Alternativo da Fundação
Entrada gratuita
Prefeitura Municipal de Rio do Sul | Fundação Cultural de Rio do Sul | 2025 | Rua Ruy Barbosa, 204 - Bairro Budag - Rio do Sul - SC | Fone/Fax:(47) 3521-7702